Presidente e vereador Osvaldo Mafra protocola Projeto de organização da publicidade externa em Itajaí

11037-outdoor-advertising-1

O Projeto Substitutivo 06/2016 ao Projeto de Lei Complementar 9/2016, vai ser discutido e votado nas próximas sessões. O projeto que estava sendo analisado pelas comissões já foi liberado e deve entrar em votação na próxima semana.

O vereador Osvaldo Mafra após ouvir a comunidade, se reunir várias vezes com integrantes do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de Santa Catarina, assim como proprietários de empresas entrou com projeto que visa organizar a utilização deste tipo de publicidade.

“Nosso município não pode parecer um grande centro desorganizado, a população, visitantes, turistas que circulam pelas nossas ruas e avenidas não podem ser importunados com o excesso de informações. “comenta Mafra.

O projeto substitutivo 06/2016 ao Projeto de Lei Complementar 9/2016, tem a finalidade de ordenar os elementos que compõem a paisagem urbana de Itajaí, criando uma imagem menos poluída aos olhos de quem vê, desta mesma forma fica mais fácil a identificação de estabelecimentos comerciais, mais agradável transitar e permite que os edifícios públicos ou privados possam ostentar sua arquitetura original mostrando toda a beleza das fachadas das inúmeras edificações que temos.

Projetos desta natureza já são testados em grandes cidades pelo mundo. Publicidade com organização, que respeita os espaços desocupados,  verdes, fachadas de prédios e ruas da cidade e acima de tudo, respeita o cidadão. O projeto tem por objetivo melhorar a imagem de Itajaí, junto a população e aos turistas que visitam nossa cidade. A ideia é organizar a cidade, manter limpa contribuindo com o aumento do fluxo turístico e consequentemente aumentando a economia da cidade.

Mafra destaca ainda que o objetivo do projeto é também torná-lo um fomentador de geração de renda para toda a comunidade, a partir do momento que coloca a cidade em destaque pela modernidade, organização, limpeza e respeito ao ambiente urbano.

Estética e segurança a população

O bem estar estético, cultural e ambiental da população, a segurança das edificações e da população, a fluidez e o conforto nos deslocamentos de veículos e pedestres, a preservação do patrimônio cultural, histórico , artístico, arquitetônico e paisagístico e a visualização dos elementos naturais tomados pelas suas peculiaridades ambientais nativas são alguns dos benefícios do projeto de autoria do vereador Osvaldo Mafra ( SOLIDARIEDADE).

O projeto de lei complementar, que dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõe a paisagem construída e natural de Itajaí, estabelece algumas definições, como a forma de se fazer o anúncio nos espaços públicos da cidade, sendo ele indicativo, publicitário e especial. O objetivo é que as regras sejam seguidas principalmente para respeitar o espaço utilizado pela população, como áreas verdes, edifícios, parques, vias e logradouros públicos.

É importante destacar que o projeto buscar ainda oferecer condições de segurança ao público, mantendo em bom estado de conservação os materiais utilizados para a publicidade, atender normas técnicas pertinentes à segurança e estabilidade de seus elementos, não obstruir a visibilidade de sinalização de trânsito ou sinal de comunicação institucional, não provocar excesso de reflexo, brilho ou de intensidade de luz que por ventura possa vir prejudicar a visão dos motoristas, assim como interferir na operação ou sinalização de trânsito.